Conhecendo a Planilha

DEFINIÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA

Uma Planilha podemos dizer que é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, para que possam ser efetuados cálculos financeiros, estatísticos ou científicos.

A Planilha Eletrônica Microsoft Excel está caracterizada como um dos mais importantes aplicativos da área para uso em microcomputadores.

O nome Excel vem da abreviatura da Excelent, ou seja, Excelente. O termo Excel em inglês significa primar, superar, ser superior.

A operação do Microsoft Excel e das demais Planilhas Eletrônicas, mesmo tendo passado mais de 20 anos, continua similar. Mas claro que com o passar dos anos, foram acontecendo melhorias, porém a estrutura principal de operação continua a mesma.

Para iniciar o Excel, entre em Iniciar, Todos os programas, Microsoft Office, Microsoft Office Excel 2007.


A tela do Excel

  



1. Barra de título          11. Separadores de folhas  
2. Barra de menus 12. Botão de macros
3. Botão do Office      13. Modo de visualização normal   
4. Barra de ferramentas de acesso rápido 14. Modo de esquema de página
5. Botão de acesso à Ajuda      15. Pré-visualização de quebras de páginas
6. Ponto de inserção 16. Cursor de ampliação/redução da página
7. Caixa de nome 17. Folha de dados anterior
8. Barra de fórmulas 18. Folha de dados seguinte
9. Título de linhas (1, 2,…) e colunas (A, B,…)

19. Comando de divisão do documento

10. Barra de deslocação vertical  

 
ESTRUTURA E DIMENSÃO DA PLANILHA

O Excel é composto em sua Área de Trabalho por Colunas (identificadas com letras) e Linhas (identificas por números).

Linha, Coluna e Célula

 
A figura mostra a célula resultante da interseção da coluna A com a linha 1.

Linha – dentro da janela da planilha as linhas são identificadas por números no canto esquerdo. A altura de uma linha pode variar entre 0 e 409. Se for indicado o valor zero, terá o mesmo efeito como se ela estivesse como oculta.

Coluna – as colunas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras.
A largura de uma coluna pode variar entre 0 e 255. Se for indicado o valor zero, terá o mesmo efeito como se ela estivesse como oculta.

Para se ter uma idéia da diferenças entre versões
Versão 2003: 256 Colunas e 65.536 Linhas.
Versão 2007: 16.384 Colunas e 1.048.576 Linhas.
Versão 2010: 16.384 Colunas e 1.048.576 Linhas. (idem versão 2007)

Célula – é a unidade de uma planilha na qual se insere e armazena os dados. A interseção de cada linha e coluna forma uma célula.

Célula Ativa
É a célula exibida com uma borda em negrito indicando que a ela está selecionada e onde os próximos dados digitados serão inseridos ou o próximo comando escolhido será aplicado.

 

INTERVALO DE CÉLULAS

Um intervalo de células compreende uma região selecionada para editar, formatar ou modificar várias células ao mesmo tempo.

A identificação de uma célula é exibida na Caixa de Nome , , que fica na parte superior da planilha. Cada vez que uma célula for posicionada, essa caixa estará preenchida com o nome da célula onde está a seleção.

As células são identificadas por uma letra e um número.

Podemos alterar esta formatação para o Estilo de Referência L1C1, onde tanto as linhas como as colunas terão as suas referências apenas através dos números.

Para alterar esta formatação, clique no Botão do Office , Opções de Excel, no item Fórmulas e clique na caixa Estilo de Referência L1C1.

Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere à interseção da linha com a coluna. Ou seja, a forma como as células são identificadas.

Cada arquivo contém folhas de dados, indicada inicialmente por

Isso significa que um arquivo contém folhas de dados. Por padrão elas são em número de 3, mas poderá ser alterada até o valor de 255 planilhas dentro de um mesmo arquivo.

Para alterar este valor, clique no Botão do Office , Opções de Excel, no item Mais Usados e altere a opção Incluir este número de planilhas.


Comandos para Movimentar o Cursor

TECLAS DE FUNÇÃO

<F1> (Ajuda): Exibe tópicos de ajuda.

<F2> (Editar): Quando você posicionar o cursor na célula em que se deseja modificar o conteúdo (fórmula ou dados) dela.

<F3> (Nome): Lista as faixas nomeadas no arquivo. Deve-se utilizá-lo durante a criação de uma fórmula ou durante o uso de Caixas de Diálogo que necessitem de endereçamento de células. Para efetuar um teste com esta tecla, dê um nome a uma célula.

<F4> (Repetir) / (Ref. Absoluta): Repete a última operação (Edição ou Formatação) executada no Excel, ou fixa o endereço de célula numa fórmula para cópia posterior.

<F5> (Ir Para): Permite ir a um endereço de célula qualquer ou a uma faixa nomeada no arquivo. Exemplo: A1 ou L1C1 se estiver no Estilo de Referência L1C1.

<F6> (Janela): Permite ir de uma divisão de janela a outra na mesma Planilha. Para efetuar este teste, entre em janela, dividir. Para dividir uma planilha entre no menu Exibição, Dividir.


<F7> (Verificador Ortográfico): Possibilita corrigir ortograficamente os textos da Planilha.

<F8> (Extensão): Pode ser usado para selecionar células. Para efetuar este teste, clique em A1, F8 e depois em C10.

<F9> (Calcular Agora): Quando se opta pelo cálculo manual, deixa-se de efetuar o cálculo automaticamente como é o seu padrão, esperando a inclusão de todos os valores e fórmulas. Faça um teste somando valores com a opção de cálculo manual (menu Fórmulas, Opções de Cálculo, Manual) e logo após pressione F9.

<F10> (Menu): Equivalente ao uso do <ALT>. Note que se pressionarmos o F10, ao lado de cada item do menu irá aparecer uma letra, que vai corresponder a uma tecla de atalho.

 
FORMAS DE PONTEIRO DO MOUSE

Quando o ponteiro do mouse é movimentado ao longo da janela do Excel, este se transforma a fim de indicar o que acontecerá se for dado um clique com o mouse naquela área da janela.

Por exemplo, enquanto o ponteiro do mouse estiver na barra de fórmulas, o ponteiro do mouse terá a forma de uma viga ( I ), criada para posicionar um ponto de inserção com precisão entre dois caracteres. Dentro da barra de ferramentas e da barra de menu, a forma do ponteiro é um seta.

A tabela a seguir ilustra os perfis do ponteiro.

 
A seguir serão descritos os elementos que compõem a tela de abertura:

Botão Office – abre uma janela para controlar os parâmetros de sua planilha.



Barra de título - exibe o nome do aplicativo e o nome do arquivo caso ele já tenha sido salvo uma vez. Podemos inserir também botões de atalho.



Barra de Menu – esta barra exibe os nomes dos menus de aplicações permitindo utilizar os vários recursos do Excel.



Barra de Ferramentas Padrão – é um conjunto de botões que permite agilizar as operações mais utilizadas do Excel.



Caixa de Nomes – esta área exibe a localização da célula ativa, o nome da célula ou objetos selecionados e o tamanho de uma seleção.



Barra de Fórmulas – é usada para inserir ou editar dados em células.



Barra de Status – esta barra está localizada na parte inferior da tela do Excel onde são exibidas as informações sobre os valores que estiverem selecionados na planilha. Note que as células A1 e A2 estão selecionadas. Na barra podemos verificar as diversas composições para estes valores.


Para ativar estes itens, clique com o botão direito do mouse em cima da palavra Pronto.



Personalização da Barra de Ferramentas
A barra de ferramentas pode ser personalizada conforme a utilização dos comandos que se deseja. Nela podemos colocar os comandos mais utilizados como um atalho.



Para colocarmos os atalhos desejados, clique no Botão do Office , Opções do Excel, Personalizar. Arraste o item desejado do quadro mais à esquerda para à direita. Após a escolha dos atalhos desejados, clique em Ok.

Faça um de nossos Cursos - clique aqui para mais detalhes

Comentários
 
 Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem

Quantidade de caracteres digitados:   Limite máximo de 240 caracteres

     

 

Voltar

 

Microsoft e o logotipo do Office são marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países